Alianças de Casamento

Alianças de Ouro: A joia Símbolo do Casamento

PUBLICIDADE

Alianças de Ouro

 

Você já ouviu falar que as alianças de ouro são alianças para casamento?

Se sim, então pode acreditar que elas são sim consideradas alianças de casamento.

Se não sabe nada sobre alianças de ouro, veja abaixo um artigo completo com muitas informações e modelos da joia do amor!

 

O que você verá neste post:


 

PUBLICIDADE





O que é Ouro?

Antes de começar a falar sobre a joia das pessoas apaixonadas “a aliança”, vou contar algumas coisas sobre esse metal tão lindo, valioso e desejado quando o assunto é casamento: “o ouro”!

Provavelmente quando você ouve a palavra ouro o que você vai logo pensando é em fortuna ou riqueza, estou certa?

Pois bem, sabemos que ele é um metal nobre, ok? Mas você sabia que apesar de ser de difícil oxidação e corrosão é um metal macio e maleável?

Você já ouviu falar de joias de ouro e seus quilates, não é mesmo? E o que seria esse tal de quilate?

 

você sabiaUm quilate de ouro é o total de seu peso, ou seja, uma pepita, barra ou joia, dividido por 24, ou seja, 4,16 por cento.

 

O ouro puro tem 24 quilates. Em uma joia de 24 quilates, 24 das suas 24 partes, são de ouro.

Uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18 quilates. As alianças de ouro para casamento são feitas normalmente de ouro 18 quilates.

O Ouro puro não é indicado para joias como alianças pois é fácil de ser amassado e dobrado, por isso as alianças de ouro de 18 quilates são as mais fabricadas e usadas pelos casais, pois assim o ouro é misturado com outros metais dando forma para sua aliança e para outras joias. Não queremos que nossa aliança de casamento ou anel de ouro seja fácil de amassar, não é mesmo?

O ouro pode ser encontrado em pequenas quantidades em rochas, rios e riachos, e também em grandes quantidades em lugares específicos ao redor do mundo como no sul da Austrália, da China, da África do Sul, do Peru e do Oeste dos Estados Unidos.

 

você sabiaO ouro em latim é: Aurum. Para o nosso idioma significa: “brilhante” 

 

O símbolo do ouro na tabela periódica é o “Au”, sendo o seu número atômico 79 e a sua massa atômica 197. O ouro é usado em Joias (anéis, alianças, colares, brincos), moedas, aparelhos eletrônicos, gastronomia, satélites, e em outras dezenas de coisas. O ouro é o metal mais usado nas joalherias do mundo todo!

 

você sabiaO maior anel do mundo com 64 kg de ouro foi registrado pelo Guinness Book em Dubai onde o maior mercado de ouro do mundo fica.

 

No final do século XVIII a moeda de ouro adquiriu um estatuto monetário universal. O ouro é utilizado como moeda de troca desde 3000 a.C..


você sabi

Com apenas 100 gramas de ouro puro, uma pessoa consegue esticá-lo, formando um fio de até um quilômetro de extensão!


Agora você já conheceu algumas curiosidades sobre o ouro, então vamos conferir algumas dicas sobre as alianças de ouro!


Aliança de Ouro, a joia Especial do Casamento!

alianças de ouro no gramado verde
Imagem ilustrativa – Fonte: Ersy /

 

Você já parou para pensar que a história do casal começa definitivamente a partir do dia em que os dois colocam a aliança de ouro no dedo um do outro, no dia do seu casamento?

Como esse acessório tão lindo não seria tão importante?

A aliança de ouro é uma joia para ser usada na data da cerimônia de casamento, alianças de namoro ou noivado são conhecidas por serem de prata e outros metais e brilhantes.

As alianças de ouro usadas nos casamentos podem conter muitos detalhes ou serem discretas, podem ser grossas, finas, ter feixes, pedrarias e outros detalhes se desejar.

Hoje podemos encontrar uma infinidade de alianças que antigamente não poderíamos e não eram tão lindas como hoje, e cada dia surge um design diferente deixando a peça cada vez mais simbólica na vida da pessoa que irá usar.

Alguns casais que ainda não selaram o casamento na igreja ou cartório usam a aliança de ouro para demonstrar amor, carinho, união e companheirismo. Algumas pessoas demoram muito para conseguir realizar a cerimônia de casamento, por isso usam a aliança antes do casamento.

As alianças masculinas costumam ser mais grossas e com menos detalhes, pois a maioria dos homens tem mãos mais grossas e muitos não são tão delicados no cuidado com a aliança, assim como as mulheres são. Se o companheiro deseja uma aliança de ouro amarelo e a noiva uma aliança de ouro branco, sugiro que tente harmonizar um pouco entre as duas peças.

Não esqueça que se optar pela aliança de ouro branco você terá que tomar cuidados redobrados pois elas pedem mais polimento e atenção do que o ouro amarelo, não quer dizer que o ouro amarelo não precisa de cuidados, pelo contrário, ele precisa também. 

A aliança de casamento não precisa ser necessariamente de ouro amarelo!

O ouro branco e o ouro rose são usados e muito queridos pelas noivas hoje em dia.

 

PUBLICIDADE

Ouro Rosé

 75% de ouro, 20% de cobre e 5% de prata.

aliança de ouro rose com detalhe de cristal na peça feminina
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

Artigo sugeridos para você ler mais tarde:  Alianças de Ouro Rosé


Ouro Branco

75% de ouro, juntando-se a prata, ao cobre e algumas vezes ao metal paládio, possui uma tonalidade branca, pois é recoberto por uma camada fina de ródio, que remete ao diamante.

alianças de ouro branco diamantada
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

Artigo sugerido para você ler mais tarde: Alianças de Ouro Branco


você sabiQuando surgiu a tradição do uso da aliança de ouro no casamento somente a mulher usava a aliança, mais tarde é que o companheiro veio a usá-la.


 

PUBLICIDADE




Qual é o significado da palavra “ALIANÇA”?

O termo Aliança tem origem no latim alligare”, que significa relação de proximidade e união. Quando dizemos que iremos fazer uma aliança com alguém é o mesmo que dizer que será feito um acordo.

Podemos então concluir que a aliança de certa forma é uma lembrança do acordo de cumplicidade, união, companheirismo e respeito entre:

  • Namorado e a namorada
  • Noivo e noiva
  • Marido e a esposa

As Alianças Precisam ser Iguais?

Não necessariamente, existem inúmeros modelos, formatos e cores de ouro, então se o companheiro não deseja ter uma aliança com detalhes poderá optar por modelos tradicionais e se a noiva quiser algum modelo diferenciado poderá escolher entre os diversos modelos existentes atualmente.

Mesmo diferentes o par de alianças será considerado a joia do amor na hora da cerimônia.

Obs: para ter harmonia nas duas alianças opte por escolher a cor igual mesmo que seja de formatos e detalhes diferentes.

Você está pensando em combinar sua aliança de noivado (anel solitário) com sua aliança de casamento? Então veja algumas dicas:

  • Se seu anel de noivado é de prata a aliança de ouro branco será perfeita para combinar e usar os dois juntos.
  • Se sua aliança de noivado tem pedras de esmeraldas verdes, você poderá experimentar alianças de casamento de ouro amarelo finas.
  • Se seu anel de noivado tem pedra rosa, uma aliança rosé irá ser perfeita.
  • Alguns anéis de noivado de ouro branco podem combinar com alianças de ouro amarelo que tiverem pedrarias nos tons claros como zircônias ou diamantes!
  • Existem opções de aliança de noivado e aliança de casamento parecidas, que inclusive, podem ser compradas juntas e são peças iguais o que diferencia é a pedra do solitário.

Caso você não for usar a aliança de noivado e a aliança de casamento juntas não têm porque serem parecidas, você é quem decide!

alianças de ouro amarelo com detalhes de pedrarias
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

DICA: Quando o assunto é aliança de casamento, seu parceiro(a) deve saber qual é seu gosto e seu estilo, se o casal não vai escolher juntos o par das joias, os dois devem saber o que sua companheira(o) mais ficará feliz de usar para que quem for comprá-las não erre na escolha.


você sabi

Algumas culturas acreditam que colocar o anel no dedo anelar durante a cerimônia é o correto pois dizem que nesse dedo possui uma veia que o liga diretamente com o coração.

OBS: Essa é somente uma crença pois nesse dedo tem vasos importantes para a sua circulação, mas nenhum ramo está diretamente ligado ao coração.


Na cultura do Islamismo o homem não pode usar aliança ou anel de ouro, pois o profeta  proibiu o ouro para os homens da sua Ummah (nação).

Não é permitido em circunstância nenhuma pois o uso da aliança de casamento é uma prática de outras culturas e crenças (pré-islâmicas).


 

Bodas de Casamento

Quando o casal comemora mais um ano de união, desde o dia da cerimônia de casamento, estão comemorando o aniversário de casamento do casal, chamado de Bodas de Casamento. Cada ano tem um nome para representar o aniversário, sendo simbólico para cada data.

Veja abaixo alguns nomes e o ano do aniversário das bodas do casal e mais tarde conheça tudo sobre as Bodas de Casamento neste artigo preparado especialmente para essa comemoração linda: Bodas de Casamento

  • Quando o casal comemora 05 anos de casamento: bodas de Madeira ou de Ferro.
  • Quando o casal comemora 10 anos de casamento: bodas de Estanho ou de Zinco
  • Quando o casal comemora 15 anos de casamento: bodas de Cristal
  • Quando o casal comemora 20 anos de casamento: bodas de Porcelana
  • Quando o casal comemora 25 anos de casamento: bodas de Prata
  • Quando o casal comemora 30 anos de casamento: bodas de Pérola
  • Quando o casal comemora 35 anos de casamento: bodas de Coral
  • Quando o casal comemora 40 anos de casamento: bodas de Esmeralda
  • Quando o casal comemora 45 anos de casamento: bodas de Rubi
  • Quando o casal comemora 50 anos de casamento: bodas de Ouro
  • Quando o casal comemora 55 anos de casamento: bodas de Ametista
  • Quando o casal comemora 60 anos de casamento: bodas de Diamante
  • Quando o casal comemora 65 anos de casamento: bodas de Platina
  • Quando o casal comemora 70 anos de casamento: bodas de Vinho
  • Quando o casal comemora 75 anos de casamento: bodas de Brilhante

Alguns casais renovam suas alianças em datas como 10, 20, 50 (…) anos de casamento, trocam as alianças de ouro que são as joias que os acompanham a vida toda, podem também não trocar a joia e sim comemorar fazendo uma festa ou trocando presentes apaixonados!

porta retrato com foto dos noivos e alianças de ouro
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

Procedência do Ouro

Quando for adquirir as alianças de ouro procure por locais e joalherias que lhe entregue garantia e certificado, pois caso precise fazer alguma sugestão ou reclamação você terá como comprovar.

Além de você saber a procedência do ouro, pois como existe mercado de venda existe mercado de compra, o ouro pode ser facilmente manipulado por pessoas erradas. Não custa se certificar de que está comprando uma joia de boa qualidade.

Não esqueça de saber qual é o teor do ouro na sua aliança, as lojas fornecem informações de quantos quilates tem o ouro da sua joia, o mais utilizado em alianças de ouro para casamento é aliança de ouro 18 quilates.


 

PUBLICIDADE




Você deseja que sua aliança de ouro fique mais brilhante?

Faça o teste e passe borracha escolar como se estivesse apagando algo na sua aliança, depois de um tempo você verá ela mais brilhante. Mas se deseja resultados melhores leve para polir em um local apropriado.

Flanelas próprias para polir alianças são indicadas para você que quer ver sua aliança sempre bonita.

Conheça dicas para:  Limpar a Aliança

 


Modelos de Alianças de Ouro para você se inspirar!

Veja algumas ideias de Alianças de Ouro que separei para você ficar inspirada(o)!

 

PUBLICIDADE




Aliança de Ouro Tradicional Lisa

As alianças de ouro tradicionais são arredondadas, abauladas e lisas, podem conter um detalhe na aliança feminina como cristal, zircônia ou diamante. São a opção de muitos casais.

alianças arredondadas tradicionais
Imagem ilustrativa – Fonte: jewinston

 


Aliança de Ouro com Diamantes e Detalhes

As alianças personalizadas com pedrarias e filetes na cor preta são joias para quem adora modernidade.

Aliança de ouro com diamantes e detalhes na cor preta moderno e elegante
Imagem ilustrativa – Fonte: Fischer-trauringe

 


Aliança de Ouro Rosé

As alianças de ouro rosé estão fazendo muito sucesso para as mulheres modernas. Modelos de alianças com o aro torcido são muito lindas e sofisticadas.

aliança de ouro rose torcida
Imagem ilustrativa – Fonte: Lojas Rubi

 


PUBLICIDADE




Alianças que se Completam

As alianças que quando estão juntas formam um desenho, frase ou outro significado, são joias para quem adora minimalismo e criatividade. Veja este modelo que o mapa mundi está estampado nas alianças do casal.

alianças de ouro com desenho de mapa mundi
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 


PUBLICIDADE




Alianças de Ouro Trançadas

As personalizações das alianças variam bastante, pois existem muitas ideias de alianças diferentes. O modelo abaixo segue a linha de trança no meio do aro. Linda, não é mesmo?

alianças de ouro com trançado no meio
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

Preparei muitos outros modelos para você se apaixonar, confira: 50 modelos de alianças de ouro .


Conclusão

Quando falamos em aliança de ouro, o que nos vem na mente é a tão linda e desejada aliança de casamento, pois sua tradição é muito conhecida e vêm de muitas anos atrás.

Nada mais simbólico que usar a aliança para demonstrar a união do casal. Aproveite e experimente os diversos modelos que existem e escolha a sua aliança de ouro preferida.

O que acha de mandar esse texto para a pessoa amada para que ele(a) já saiba que você está interessada(o) neste assunto!

O que você quer saber que não encontrou neste artigo? Deixe seu comentário me contando para que eu possa deixar ele ainda mais completo para você!

Continue navegando no blog e confira muitos artigos sobre relacionamento!

Até Breve!

PUBLICIDADE




Write A Comment