Alianças de Casamento

Casamento Civil: Tudo que Você Precisa Saber




Casar é…

 

Para cada pessoa o casamento pode ser definido de formas diferentes…

Há quem diz que casar é um sonho! Outros dizem que casar é uma grande responsabilidade. Muitos dizem que casar é o certo e outros nem querem saber de casar seja na igreja ou em cartório, pois ainda não estão preparados para tal ato.

Cada pessoa pensa de um jeito e define o casamento de sua maneira.

O casamento para mim é um ato de amor entre duas pessoas onde dois corações batem um pelo outro… sim eu sou uma romântica! Rsrsrs!

O que é casamento para você?

Se você recebeu um pedido de casamento maravilhoso e inesquecível e disse o tão sonhado “SIM”, então agora terá que pensar em vários detalhes…

Se o casamento civil é uma das suas preocupações agora, veja tudo que precisa saber neste post!


atencaoNão tem ideia de como organizar seu casamento? Que tal conhecer um guia completo para noivas?

QUERO SABER MAIS


 

O que você vai ver neste post:






O que é Casamento Civil?

Quando o casal quer registrar a união perante a justiça, realizam o casamento civil com data e horário agendado em um Cartório de Registro Civil com a presença de um juiz de paz ou em outro local contratando o juiz para estar presente, na presença de duas testemunhas (maiores de 18 anos) que podem ser os padrinhos ou não do casal. Verifique se o cartório permite que você convide mais pessoas para presenciar a cerimônia.

O casal irá sair do cartório com a Certidão de Casamento. A certidão de casamento é um documento que oficializa a união do casal.

Para os casais que desejam comemorar essa união com uma festa para amigos ou familiares, podem planejar com calma, pois o casamento no civil pode acontecer em um dia e a festa em outro dia, sem problemas.

Você deverá se atentar aos passos:

  • Solicitar habilitação (no cartório) para casar (abaixo explico oque é)
  • Após a liberação da habilitação, agendar o dia e horário para realizar o casamento
  • Realizar a cerimônia (no cartório ou outro local, dependendo do tipo escolhido)

Quando o casal estiver registrado perante a lei como casados, devem lembrar que são responsáveis pela entidade familiar, sempre no interesse do casal e dos filhos. Além disso o sustento da família e educação dos filhos, na proporção de seus bens e rendimentos do trabalho são responsabilidade do casal também.

O casal que pretende realizar uma cerimônia religiosa pode casar primeiro no religioso e depois registrar no civil (casamento religioso com efeito civil, você verá mais abaixo.)

casamento no civil
Imagem Ilustrativa – Fonte: Canva

 

O que é Habilitação para Casar?

O casal deve ir ao cartório solicitar a habilitação para seguir com o casamento civil. Deve levar os documentos necessários: certidão de nascimento, declaração de duas testemunhas, RG, CPF e comprovante de residência.

O casal deverá fazer o pedido de habilitação do casamento em um Cartório de Registro Civil com no mínimo 30 e no máximo 60 dias de antecedência da data em que pretendem realizar a cerimônia.

Com esse pedido o cartório irá verificar se o casal se encontra apto para casar, confirmando a idade (maior de 18 anos) e se estão solteiros perante a lei.

Caso o casal seja menor de idade (menores de 18 anos), é necessário que se obtenha uma autorização escrita pelos seus responsáveis legais para poderem realizar essa cerimônia.

Se não houver impugnação do MP, o cartório irá emitir o certificado de habilitação com validade de 90 dias para o casal realizar a celebração. Dentro deste prazo o casal vai agendar o dia e horário para ir ao cartório realizar a cerimônia e assinar a certidão de casamento.

OBS: Antes de ir ao cartório procure entrar em contato por telefone para tirar suas dúvidas e o casal ir preparado.

 


 




Tipos de Casamento no Civil 

Conheça os tipos de casamento que podem ser realizados no civil:

  • Casamento Civil em Cartório
  • Casamento Religioso com Efeito Civil
  • Casamento Civil em Diligência
  • Conversão de União Estável em Casamento

Veja o que cada tipo significa:

 

Casamento Civil em Cartório

Cerimônia realizada em um cartório, em data e horário marcado, de forma pública, feita por um juiz de paz, sendo necessário a presença de duas testemunhas.

 




Casamento Religioso com Efeito Civil

O casal deve ir a um cartório junto com duas testemunhas, levando seus documentos pessoais e um requerimento da igreja, templo, sinagoga, etc, com a informação de que o casamento será realizado com efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante, com isso o cartório irá emitir a habilitação e os noivos irão levar até o celebrante antes do casamento para que ele faça um Termo de Religioso com Efeito Civil.

Após o casamento ser celebrado, o casal tem até 90 dias para levar no cartório esse termo para ser registrado a certidão de casamento civil. Neste caso os noivos podem casar no religioso e depois no civil!

 

Casamento Civil em Diligência

Casamentos realizados em buffets, chácaras, praia, fazenda ou outro local de preferência do casal são considerados casamentos em diligência. Neste caso você vai ter que contratar um juiz de paz e um escrivão para que eles se desloquem até o local desejado para realizar a cerimônia. O casal deverá pedir autorização do cartório para a realização do evento em outro local e verificar a disponibilidade do juiz de paz.

 

Conversão de União Estável em Casamento

Essa conversão é realizada quando o casal já possui vivência um com o outro e agora pretendem formar uma família. Neste caso também é necessário solicitar a habilitação para o casamento e aguardar a liberação.

noivo e noiva casamento civil
Imagem Ilustrativa – Fonte: Canva

 

Regime de Bens

Antes do casal dar entrada na habilitação para realização da cerimônia de casamento, o casal deve conversar e decidir juntos como irão proteger seus bens. Existe alguns tipos de regime de bens para o casal escolher:

  • Comunhão Universal de Bens
  • Comunhão Parcial de Bens
  • Separação Total de Bens
  • Participação Final nos aquestos

Veja o que cada um deles representa:




Comunhão Universal de Bens

Todos os bens do casal são partilhados igualmente, independente se foram adquiridos antes ou depois do casamento.

 

Comunhão Parcial de Bens

Apenas os bens adquiridos depois do casamento serão partilhados entre o casal. Se o casal não fizer acordo pré-nupcial esse regime será adotado.

 

Separação Total de Bens

Os bens que cada um possui são considerados de propriedade particular de si mesmo, seja antes ou depois do casamento. 

 

Participação Final nos Aquestos

Cada um administra seus bens enquanto estão casados de forma individual sem necessidade de partilhar o patrimônio, mas se vierem a se separar, os bens conquistados durante o período em que estiveram casados, deve ser partilhado igualmente.

 


 

Casamento no Civil Valor

De acordo com o Código Civil a celebração é gratuita, o que é cobrado é uma taxa para custear o processo de habilitação. Em cada região do país esse custo pode variar, então você pode ligar ou ir até um cartório na sua cidade e verificar os valores.

O casamento civil totalmente gratuito é concedido somente para casais que não possuem condições financeiras para tal ato, neste caso devem entregar uma Declaração de Pobreza ao cartório, escrita de próprio punho.

 


 




Documentos para Casamento no Civil

Os documentos necessários para a realização do casamento civil são diferentes para solteiros, divorciados, estrangeiros e viúvos. Veja:

Para Solteiros:

  • CPF original do casal
  • Certidão de Nascimento original com validade dos últimos seis meses
  • Cópia original e autenticada do documento de identidade de ambos, como por exemplo o RG ou CNH
  • Comprovante de residência do casal

 

Para Divorciados:

  • CPF original dos cônjuges
  • Certidão de casamento com averbação do divórcio
  • Cópia da escritura pública ou sentença do divórcio
  • Cópia original e autenticada do documento de identidade do casal
  • Comprovante de residência do casal
  • Certidão de nascimento original válida nos últimos seis meses

Obs: Caso a cópia da escritura pública ou sentença do divorcio não for apresentada o regime de separação total de bens se torna obrigatório para o novo casamento.

 




Para Esrangeiros:

  • Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)
  • Se o cônjuge estrangeiro for divorciado ou viúvo, deve apresentar certidão de divórcio ou óbito, com apostilamento de Haia, traduzidas por procurador e devidamente registradas
  • Certidão de nascimento também com necessidade do apostilamento de Haia, traduzida por procurador juramentado e registrada no Cartório de Registros de Títulos e Documentos

 

Para Viúvos:

  • CPF do casal
  • Cópia original e autenticada do documento de identidade dos cônjuges
  • Certidão de nascimento atualizada com validade dos últimos seis meses
  • Certidão de casamento anterior com averbação do óbito
  • Se a certidão de casamento não estiver averbada, deve ser apresentada a certidão de óbito original do cônjuge falecido
  • Certidão de inventário e partilha, caso o falecido tenha deixado filhos ou bens
  • Comprovante de residência do casal

 


 

Atualização de Documentos

Você tem a opção de não mudar seu sobrenome no dia do casamento civil, mas lembre-se de atualizar o seu estado civil em seus documentos, pois você poderá ter problemas futuros com incoerência nos documentos.

Veja qual documentos você precisará atualizar:

  • CPF
  • RG
  • CNH
  • Passaporte
  • Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor
  • Cadastros profissionais (CREA,CRM, OAB, etc.)

 


 




Testemunhas para Casamento no Civil 

Após agendar a data para realizar a cerimônia, o casal pode (deve) convidar duas testemunhas para comparecerem com os noivos no cartório para testemunharem a celebração.

Essas testemunhas podem ser os padrinhos do casamento, amigos ou familiares, maiores de 18 anos e devem levar documento de identificação com foto. 

Se você quer levar mais pessoas para acompanharem sua celebração, deve confirmar com o cartório a possibilidade.

noiva e noivo e testemunhas casamento no cartório
Imagem Ilustrativa – Fonte: Lápis de Noiva

 

Casamento Homoafetivo no Civil

Em 14 de maio de 2013, através da Resolução 175, publicada pelo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o casamento homoafetivo passou a valer no Brasil.

De acordo com a resolução, da mesma forma que casais heterossexuais, casais do mesmo sexo têm direito ao casamento civil e à conversão de união estável em civil.

O divórcio também funciona da mesma forma. Casais com pessoas do mesmo sexo têm todos os direitos e obrigações previstos em lei e firmadas no contrato, como a partilha de bens, herança de parte do patrimônio do cônjuge em caso de morte, etc.

O casamento homoafetivo tem as regras de maneira idêntica as de um casamento heterossexual.

casamento entre dois homens
Imagem Ilustrativa – Fonte: Canva

 

Vantagens do Casamento Civil

Além do casal estar seguindo a vida juntos considerados casados perante a lei, os benefícios de plano de saúde, herança, INSS e possibilidade de declarar o imposto de renda juntos são vantagens para ambos.

 


 

Licença no Trabalho para Casamento Civil

De acordo com o artigo 473 da CLT, o colaborador que vai se casar tem direito a 3 (três) dias consecutivos de folga com a licença casamento, sem que haja nenhum tipo de desconto no seu salário.

Se o casamento está marcado para uma sexta-feira ou no final de semana a licença casamento será na segunda, terça e quarta-feira subsequentes ao casamento.

Se o casal irá se casar durante as férias, perde o direto a esses 3 dias, voltando das férias na data comunicada, normalmente.

 


 




Quero Casar em Outro Estado e Agora?

Se está pensando em casar em um estado diferente de onde você e seu noivo moram, (dentro do território nacional) você precisa dar entrada nos documentos no cartório mais próximo da sua residência e avisar ao cartório que o casamento será realizado em outro local, para depois da habilitação pronta você poder fazer a transferência para o cartório na cidade/estado que irá casar.

Essa transferência não tem um custo a mais para o os noivos. O valor total que será gasto no cartório será o mesmo, o que vai mudar é a forma de pagamento (uma parte do valor é pago no cartório que deram entrada e o restante no cartório que realizará a cerimônia). 

Obs: Para casar em outro País é muito importante que você entre em contato com o consulado do país ou com a repartição responsável por este assunto no pais que deseja realizar a celebração, porque você precisa saber se você e seu noivo(a) podem se casar lá, pois alguns países exigem residência ou prazo determinado para apresentação de documentos e legalização do casamento.

 


 

Alianças para Casamento no Civil

Assim como no casamento religioso, o casamento civil reserva um momento para a troca das alianças, neste caso é depois do discurso formal realizado pelo Juiz de Paz, ele pergunta aos noivos se ambos realizam o ato de livre e espontânea vontade, após isso segue a troca das alianças entre os noivos, isso serve tanto para os casamentos no cartório como para os casamentos realizados em diligência. Neste momento da troca das alianças os noivos podem aproveitar para trocar votos apaixonados se desejarem!

alianças de casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Canva

 

Vestido para Casamento no Civil

Se você vai casar na igreja primeiro e irá entrar de vestido de noiva branco como manda as tradições, então poderá usar um vestido ou terno feminino mais discreto no dia da assinatura da certidão de casamento no cartório.

vestido branco para casamento civil
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pronta pra Festa

 

Se irá casar somente no civil e fazer uma festa intima para os convidados após a ida ao cartório, então a noiva pode optar por usar: vestido de noiva simples, vestido moderno, vestido tradicional ou até mesmo saia e camisa.

vestido simples para casar no cartório
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pronta pra Festa

 

Se o casamento será realizado em outro local que não seja o cartório (Casamento Civil em Diligência) a noiva pode ficar mais confortável na escolha e se quiser usar vestido de noiva branco tradicional tudo bem, ela poderá também apostar em um look personalizado para a ocasião, tudo depende do estilo da noiva e da decoração do local!

vestido branco tomara que caia para casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pronta pra Festa

 

Os vestidos mais curtos (um palmo acima do joelho) estão entre os preferidos das noivas para casamentos no cartório. Se quiser deixe uma roupa de festa separada para o momento de comemoração com seus amigos e familiares, isso é claro, se você estiver pensando em fazer festa. 

vestido curto
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pronta pra Festa

 

Lembre-se de verificar a previsão do tempo para o dia da cerimônia, a estação do ano pode interferir na sua escolha de vestido.

 


 

Vestido Simples para Casamento no Civil

Os vestidos de comprimento midi, curtos, assimétricos e retos são os mais procurados por noivas para o casamento civil.

Tons de branco, gelo, tons pasteis, rosa-claro e azul bebê são os preferidos.

Os vestidos de renda, ombro a ombro e sereia médio são opções que você pode experimentar também, quem sabe será o estilo perfeito para você!

vestido rosa
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

 


 

Roupa para Casamento no Civil

A noiva pode ou não usar vestido (branco ou de outras cores) em seu casamento no civil.

Se preferir ela pode optar por terno feminino, saia e camisa, macacão ou um tailleur (estilo executiva).

O noivo pode optar por terno em cores neutras ou em cores chamativas e modernas ou pode escolher calça social e camisa social, menos formal.

O que conta muito é o estilo do casal, o estilo do casamento e lembrar que esse dia é muito especial!

Escolha com muito carinho!

terninho branco para noiva e terno preto masculino
Imagem Ilustrativa – Fonte: Steal The Look

 




Roupa Masculina para Casamento no Civil

Muitos noivos preferem caprichar neste dia e escolhem um terno tradicional bem bonito ou os ternos com colete que são clássicos e modernos ao mesmo tempo.

Sem tanta formalização podem escolher um traje social com camisa e calça de cores neutras. 

Outro detalhe a considerar é a personalidade do noivo, pois se ele não se sentir bem no traje escolhido para seu casamento, não será especial!

terno azul masculino
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

noiva e noivo na rua
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Festa de Casamento Civil

Quatro opções podem ser consideradas pelos noivos que desejam fazer festa de casamento.

1- Se o casal optou por ir até o cartório trocar os votos, então a festa deverá ser em outro local a parte e este local poderá ser casa, salão de festas, restaurante, etc. Assim os convidados irão aguardar os noivos neste dia ou pode ser em outro dia, não é necessário que a festa e o casamento em cartório sejam no mesmo dia.

festa de casamento em casa
Imagem Ilustrativa – Fonte: Universo das Noivas

 

2– Outra opção é realizar a troca dos votos e a festa no mesmo dia e no mesmo local, optando pelo casamento civil em diligência, pois nesse caso você irá contratar um Juiz de Paz para ele estar presente no local escolhido, para que ele realize a cerimônia, e neste local poderá estar montada uma estrutura para a festa, pode ser em um buffet, em um salão de eventos, um sítio, um resort beira mar, etc. Neste local escolhido, você poderá comemorar a cerimônia e a festa no mesmo local e data.

festa de casamento a noite
Imagem Ilustrativa – Fonte: Papel Convite

 

3- Se o casal irá casar no religioso (igreja por exemplo) e optou por fazer a festa no mesmo dia, então poderá escolher um restaurante, um salão de  festas decorado para a ocasião ou em casa. O casal pode recepcionar os convidados e comemorar o casamento com todos. Neste caso é somente depois do casamento religioso que o casal irá até o cartório fazer o registro civil.

 

4- Se você optou por não fazer festa, tudo bem também, quem sabe comemorar com seu amor em um jantar ou em uma viagem já será o suficiente!

 


 

Decoração da Festa de Casamento no Civil

Escolha a decoração que mais combina com o estilo do casal ou você pode escolher um estilo diferente, nos dois casos você pode contratar uma empresa de eventos para decorar o local da festa!

Flores são sempre bem vindas para decorar tanto a igreja em casamentos religiosos, quanto decorar o local da festa!

Escolha o período da festa e o local, peça aos seus convidados para confirmarem se irão comparecer para que você prepare tudo com carinho para cada um.

decoração casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

Estilos de Festa de Casamento Civil

  • Rústico
  • Retrô/Vintage
  • Temático
  • Moderno
  • Romântico
  • Clássico
  • Cores quentes/frias
  • Outono/Inverno
  • Praia
  • Futurista
  • Antigo
  • Preto e Branco
  • Somente uma cor

 

Comidas da Festa de Casamento no Civil

Tudo vai depender de onde será a festa e qual o período que você escolheu para comemorar.

Almoço de festa de casamento pede carne vermelha assada, massas, lasanha, etc.

No jantar você pode oferecer canapés, risoto, frutos do mar, carnes leves, saladas, etc.

Se a festa será em buffet, escolha os pratos variados para servirem para que todos os gostos sejam atendidos, da carne ao sushi.

Você poderá oferecer apenas bebidas e bolo se preferir.


 

Bebidas de Festa de Casamento Civil

Você poderá optar por um tipo de bebida ou por vários, dependendo de quantas pessoas irão comparecer e qual será o local da festa! Veja algumas bebidas tradicionais de festas:

  • Água
  • Refrigerante
  • Champanhe
  • Vinho
  • Cerveja
  • Suco natural
  • Drinks com e sem álcool
  • Vodka
  • Whisky
  • Caipirinhas

 

Bolo para Casamento Civil

Se você vai preparar uma festa para comemorar seu casamento e está pensando em um bolo delicioso para essa ocasião, então veja algumas dicas: 

Primeiro você precisa saber a quantidade de pessoas que estarão presentes neste dia, lembre-se que para casamento no civil não precisa exagerar nos convidados, afinal o casamento civil é mais intimista e reservado, escolha pessoas importantes para esse evento.

Bolos de um e dois andares são ótimos para casamentos civis, mas você pode escolher bolos maiores sem problemas!

O formato redondo é tradicional e nunca sai de moda nos casamentos. Os bolos de formato quadrado estão fazendo sucesso também. Se na mesa não tiver outros doces então o bolo pode ser maior.

bolo de casamento com flores
Imagem Ilustrativa – Fonte: Laine Paiva

As massas mais adoradas para bolo de casamento são:

  • Chocolate
  • Pão de Ló
  • Red velvet

O recheio vai ficar do seu gosto, afinal seu bolo de casamento tem que ter sua preferência! Mas se ainda não decidiu, aposte em

  • Brigadeiro
  • Nozes
  • Morango com leite condensado
  • Beijinho
  • Baba de moça

A decoração do bolo com cobertura pode ser  do estilo do seu casamento ou se preferir poderá escolher entre as coberturas tradicionais:

  • Chantily
  • Pasta americana
  • Naked cake (frutas e flores)
bolo naked cake
Imagem Ilustrativa – Fonte: Beli Doces Eventos

 

Convite de Casamento Civil

Como o casamento no civil só precisa de duas testemunhas e normalmente os cartórios não aceitam muitos convidados, então o convite será para seus amigos, familiares e conhecidos comparecerem para uma comemoração, seja ela de dia ou a noite, que será realizada em uma casa, restaurante, salão de festas, chácara, etc… Então o convite pode conter uma das frases a seguir:

  • Festa de casamento…
  • Jantar de casamento…
  • Almoço de casamento…
  • Recepção de casamento…
  • Churrasco do casamento…

Se seu casamento civil será realizado em diligência (em uma chácara, resort, praia, etc.) então o juiz de paz vai estar no local e será realizado a cerimônia e logo após nesse mesmo local você pode comemorar com seus convidados, com bolo e champanhe, por exemplo.

Convite digital é bem vindo se você quer convidar as pessoas para uma recepção íntima em casa ou em um restaurante, além de ser uma forma moderna e fácil de comunicar seus amigos e familiares.

modelo de convite de casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Casamentos . com

 

Fotos de Casamento no Civil

Você poderá pedir para uma testemunha tirar algumas fotos dos noivos assinando a certidão de casamento ou poderá contratar um profissional para fazer as fotos desse dia. O profissional é mais aconselhável para o casamento que acontecerá fora do cartório, pois normalmente é em ambiente maior, com mais pessoas e em maior tempo.

Imagem Ilustrativa – Fonte: TR PHOTO FILMS

 

Lembrancinha para Casamento Civil

Se você quer dar um agrado aos seus convidados, que tal preparar lembrancinhas de casamento? Veja as ideias tradicionais:

  • Bem casados
  • Brigadeiros
  • Suspiros
  • Cartão de agradecimento
  • Cupcake
  • Latinhas com balas
  • Chaveiros

Caso queira conhecer diversas ideias de lembrancinhas, preparei um artigo completo: Lembrancinhas de casamento

chaveiro para casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Supper Brindes

 

Penteados para casamento no civil

As maioria das mulheres são vaidosas e especialmente no dia do casamento vão querer se preparar e ficar ainda mais bonitas. Pensando nisso o penteado que a noiva vai usar pode ser de diferentes jeitos, veja qual você vai gostar mais com os modelos abaixo.




Penteado Cabelo Curto

penteado cabelo curto para casamento no civil
Imagem Ilustrativa – Fonte: Tudo Ela

 

Penteado leve para cabelo longo

penteado em cabelo loiro longo
Imagem Ilustrativa – Fonte: Universo das Noivas

 

Penteado para cabelo enrolado

penteado cabelo cacheado
Imagem Ilustrativa – Fonte: Dicas de Mulher

Penteado cabelo Crespo

cabelo crespo com penteado para casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Madrinhas de Casamento

 

Artigo sugerido para você: Penteados para Noivas


 




Lua de Mel

Se o casal está planejando uma lua de mel pequena ou até mesmo uma comemoração grande, então pode escolher uma das opções abaixo:

  • Final de semana romântico em um Chalé nas Montanhas
  • Em um hotel beira mar 
  • Nordeste do Brasil
  • Resort em praia paradisíaca
  • Viajar para outro país
  • Passar uma noite no hotel mais luxuoso da cidade
  • Viajar e acampar
  • Sul do Brasil
  • Visitar um lugar turístico
  • Etc.

Se não puder gastar com presente ou viagem cara, prepare um jantar romântico ou um piquenique e com todo carinho do mundo sei que esse dia será cheio de amores!

 


Conclusão

Para realizar a cerimônia de casamento civil é necessário fazer o pedido de habilitação em um cartório mais próximo da sua residência e aguardar a autorização. Após isso o casal irá oficializar o casamento com uma cerimônia.

Pense com carinho no local da festa, em quem serão seus testemunhas na cerimônia realizada no cartório e qual será seu look! Lembre-se que mesmo que você não queira um casamento grande, esse dia vai ficar marcado na sua história!

Espero que tenha gostado das informações e dicas aqui trazidas e se ainda ficou com dúvida ou quer saber sobre mais algum tópico não mencionado então aguardo seu comentário ou seu contato pelo fale conosco.

Continue navegando no blog e confira muitos conteúdos para apaixonados!

Até breve!

curta compartilhe

 




Write A Comment