Casamento

Votos de Casamento: Saiba como Escrever o Seu

PUBLICIDADE

Votos de Casamento

 

Está com dúvidas sobre os votos de casamento? 

Neste artigo vou explicar tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

 

O que você vai ver neste artigo:

votos de casamento personalizados
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

PUBLICIDADE





O que São Votos de Casamento?

Os votos de casamento são palavras que os noivos escrevem e no altar declaram um para o outro. Nessas palavras o amor de cada um pode ser transmitido.

Os votos de casamento feitos pelo casal não são obrigatórios, mas são muito especiais quando os noivos fazem nesse momento tão mágico na vida deles!

Os votos hoje em dia cabem em quase todos os tipos de casamento, principalmente naqueles com um celebrante, onde normalmente há o momento dos noivos dizerem algo um para o outro. Nos casamentos tradicionais e religiosos, normalmente os noivos só repetem o voto feito pelo pastor, padre ou rabino.

Casais que gostam de falar em público podem ter certeza que o momento de expressar seus sentimentos é na hora do votos.

Um dos pontos mais especiais na hora da cerimônia é quando o casal dedica palavras lindas para o outro na frente de todos.

Muitos noivos e noivas tem medo de não conseguirem falar na hora dos votos pois podem estar muito emocionados e nervosos na hora, mas o medo faz parte.

Treinar muito ou fazer um curso de oratória pode te ajudar a se soltar e eternizar esse momento.

Surpreenda seu amor e os convidados contando o quanto ama seu amor.

Treine e grave a si mesmo fazendo os votos, assim você pode se assistir e ver se está no caminho certo e no que pode melhorar.

Você vai falar palavras lindas para seu amor na frente de pessoas especiais, não tem porque ter vergonha, medo ou outro sentimento que o impeça de falar.

Além do medo de falar na frente de todos, outro medo que você pode estar pensando agora é que vai chorar quando começar a falar, e isso é possível até para as pessoas mais confiantes e sérias, afinal é um momento de muita emoção, o choro vai tornar tudo ainda mais lindo, acredite.

Mas, se você tem certeza que vai chorar de um jeito que não vai conseguir falar, escreva seus votos em um papel e peça ao celebrante que leia para você, essa será uma saída para quem “travar”.

Outra dica é pensar apenas no seu amor que estará a sua frente e esquecer que está diante de muitas pessoas, assim você respira fundo e abre seu coração para a pessoa mais importante naquele momento.

votos de casamento noiva falando
Imagem ilustrativa – Fonte: Celebrante de Casamento

 

O que Escrever nos Votos de Casamento?

Se você sabe o que dizer mas não consegue encontrar uma forma de colocar no papel para ler em seus votos, vou te ajudar com algumas dicas do que falar.

Tente escrever, respondendo algumas questões como:

  • Porquê estou me casando com essa pessoa?
  • Qual é a qualidade que mais admiro nessa pessoa?
  • O quanto ela/ele mudou minha vida?
  • Quero passar o resto da vida ao lado dessa pessoa?
  • Quais desafios já superamos?
  • Posso prometer algo a essa pessoa?
  • Onde queremos estar daqui a 10, 20 anos?
  • Quando tive certeza de que queria viver o resto da vida juntos?
  • Eu falo que o amo o suficiente?
  • Ele tem ideia do tamanho do meu amor?
  • Temos histórias engraçadas ou românticas que eu possa mencionar nos votos?
  • Posso citar uma poesia ou trecho de música que reflita os meus sentimentos por ele/ela?

Não existe uma quantidade certa de palavras, nem um tempo mínimo ou máximo para falar seus votos, fale oque escreveu e não deixe de mencionar o quanto ama seu amor.

noiva escrevendo votos de casamento
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Votos de Casamento e Juramento

Os votos e o juramento não são a mesma coisa.

O juramento é aquele que o celebrante profissional de casamentos fala e o casal repete, feito no momento da troca das alianças, e costuma seguir o esse padrão: “Receba esta aliança, símbolo do meu amor, te prometo ser fiel, te amar e te respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza até que a morte nos separe.”

Os votos são palavras únicas, escritas pelos noivos.

Tradicionalmente os noivos fazem o juramento quando vão casar na igreja.

Casamentos em outro local que não seja a igreja, o celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças). Nesses casos, converse com quem irá guiar os noivos no altar para saber se os noivos podem fazer seus votos.

votos de casamento casal emocionado
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Música e Votos

Se os noivos contrataram cantores, músicos ou banda para tocar em seu casamento, os mesmos podem preparar uma melodia para tocar na hora dos votos.

Se preferirem, os noivos podem escolher uma música de fundo, original, para tocar enquanto os votos são falados. A música preferida do casal pode ser tocada de forma leve para dar aquele clima de emoção.

votos de casamento lindos
Imagem ilustrativa – Fonte: Casamentos

 

PUBLICIDADE




Onde Escrever os Votos de Casamento?

Escreva e reescreva os votos quantas vezes forem necessárias.

Depois que seu discurso estiver perfeito, prefira levar seus votos escritos ou impressos em papel.

Hoje em dia muitas pessoas preferem a tecnologia, mas nesse momento pode ser má ideia usar o celular ou tablet para ler os votos, aplicativos e mensagens podem atrapalhar.

A empresa que fizer seus convites pode ter um cartão onde você pode usar como base para seus votos, assim esse momento ficará ainda mais elegante.

Não deixe para escrever seus votos na última hora. Uma declaração como essa deve ser pensada e escrita com antecedência.

votos de casamento em cartão personalizado
Imagem ilustrativa – Fonte: Ateliê 204

O que Não Fazer na Hora dos Votos

Veja algumas coisas que os noivos devem evitar muito na hora dos votos:

  • Agradecer a presença de todos! 

Essa não é a hora de agradecer a presença dos convidados, acredite, você poderá fazer isso em outro momento. A hora dos votos é para se declarar e falar sobre o casal.

  • Falar sobre um relacionamento ruim do passado

Algumas pessoas escrevem e falam sobre seu relacionamento passado que foi ruim, mesmo que isso já tenha sido superado, esse não é o momento de falar sobre lembranças traumáticas.

  • Se importar mais com os outros

Você não deve se importar mais com os convidados ou com outras pessoas, o dia é seu e do seu amor, o  discurso é para a pessoa que você ama e ela deve sair feliz com suas palavras e ninguém mais!

  • Fazer piadas de mau gosto

Se você quiser fazer seu amor rir, tudo bem, conte uma situação engraçada ou uma piada que todos achem fofa, mas não conte piadas pesadas ou de má fé. Com certeza essa não é a hora.

  • Se apressar muito

Não precisa falar com pressa ou de qualquer jeito. Esse momento é único, faça valer a atenção de todos, respire fundo se for necessário e fale com emoção.

votos de casamento engraçados na praia
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

PUBLICIDADE




Frases para Votos de Casamento

Separei algumas ideias de frases que você pode incluir nos seus votos para complementar ainda mais a linda declaração para seu amor:

 

  • Todas as histórias de amor têm origem em um momento mágico e a nossa começará nesse casamento que será feliz e abençoado. Te amo.

 

  • Desde nosso primeiro olhar senti algo muito especial e único. Estamos hoje aqui determinados a construir uma história verdadeira, forte e feliz. Vamos juntos lutar contra as adversidades da vida. Hoje e sempre quero estar ao seu lado.

 

  • O nosso amor nos fez enxergar o melhor um no outro e é essa paz que quero para sempre.

 

  • Se me perguntarem sobre o amanhã, certamente irei dizer que a única certeza que eu terei, é que eu vou te amar bem mais do que amo hoje.

 

  • Prometo te cuidar nas ressacas e, principalmente, prometo viver elas com você!

 

  • Todos que estão aqui presentes ou a maioria, sabem o quanto eu queria realizar o sonho de casar. Hoje o meu sonho está se tornando realidade e não poderia ser mais mágico do que está sendo. Meu amor, você não tem ideia do quanto quero viver uma história de amor ao seu lado. Você é e sempre vai ser a pessoa que mudou minha vida para melhor.

 

  • Esperei, esperei e finalmente o grande dia chegou. O nosso casamento é a realização de um sonho. Se pararmos para lembrar das vezes que falei sobre casamento com você, não tem como contar, pois foram muitas. Hoje vai com certeza ser um dos dias mais felizes da minha vida, obrigada por estar aqui sendo a pessoa mais especial desse mundo.

 

  • A partir de hoje caminharei com você para te amar e te honrar. Não posso prometer que não haverá dias ruins, mas prometo que sempre vou segurar sua mão.

 

  • Que a sinceridade, o respeito, a paixão e o amor sejam sempre os valores que sustentam o nosso casamento.

 

votos de casamento noiva lendo
Imagem ilustrativa – Fonte: Mari Alves Fotografia

 

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os votos de casamento, espero que consiga escrever os seus votos com todo o amor que você tenha para oferecer ao seu par.

Continue navegando no blog e confira outros artigos sobre casamento.

Se ficou com dúvidas ou quer fazer alguma sugestão, deixe seu comentário. Vou adorar te responder!

Até Breve.

curta compartilhe o blog ilove

PUBLICIDADE




Write A Comment