Alianças de Casamento

Alianças de Casamento: O Momento Mais Esperado!




Aliança de Casamento: Promessa, Amor, Cumplicidade

 

Você gostaria de saber um pouco mais sobre os modelos, formas, estilos, história do surgimento da aliança e muito mais?

Tenho certeza que neste texto você encontrará informações de “ouro”, e irá aproveitar muitas das dicas que preparei sobre o assunto.

 

Veja oque você vai encontrar neste Post:

 






Aliança de Casamento: Importância!

Um momento muito esperado pelo casal é o casamento e com ele temos que pensar em um um assunto muito importante : a escolha da Aliança.

A aliança de casamento pode ser considerada a joia que cria ainda mais vínculo entre duas pessoas que se amam e querem viver em união, ela pode ser também definida como um talismã na vida do casal.

As alianças em geral, seja de namoro, compromisso, noivado, casamento, bodas, etc, trazem consigo a definição de cumplicidade, união e compromisso.

Desde que surgiram os anéis (de couro trançado, confeccionado no século IC A.C.), surgiu também a tradição do uso desses anéis por pessoas que querem estar juntas compartilhando a vida um do outro, a aliança de casamento principalmente.


No século XVI, o casamento civil se tornou obrigatório pela igreja em Roma, então as noivas usavam buquês feitos de flores que representavam a felicidade e a vida longa.

Um tempo mais tarde foi acrescentado o véu, em referência à deusa Vesta simbolizando a honestidade e a pureza.


ARTIGO SUGERIDO:

 Buquê de Noiva


duas alianças de ouro tradicionais lisas em cima de um livro com dois pássaros ao lado
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 


Uso das Alianças de Casamento e suas Diversas Culturas

  • Os Chineses usam a aliança de casamento no quarto dedo da mão esquerda, pois eles dizem que se se juntar uma mão à outra com os dedos retos e dobrando bem apenas os dedos do meio para dentro, é possível separar todos os dedos, menos os dedos que usamos a aliança.

 

  • No Egito os casais definem a aliança como um objeto que representa a vida eterna. Dizem que usam a aliança de casamento a aproximadamente 5.000 anos atrás, e se consideram os primeiros a trocarem as alianças como anéis do amor.

 

  • Os Gregos usam as alianças de casamento como símbolo de cuidado e afeição. O uso das alianças foi introduzida por Alexandre, o Grande, e eram confeccionadas a partir do ferro imantado.

 

  • Os árabes e asiáticos tinham uma cultura peculiar: presentear suas companheiras com anéis chamados puzzle, esse anel (aliança) pode se desmontar em algumas partes se for retirado do dedo, e somente uma pessoa especialista consegue montar ela novamente, então os homens presenteavam suas amadas com essa joia como demonstração de amor, mas também pensaram nisso como um teste de fidelidade, pois se a sua amada retirasse o anel, ele se desmontaria!

 





Planejamento do Casamento e a tão Especial Aliança

Quando o assunto é casamento, existem muitas coisas para o casal decidir, como:

  • Local da cerimônia
  • Escolha da igreja ou cartório
  • Cores da decoração
  • Sabor e tamanho do bolo
  • Modelos de convites
  • Quantidade de convidados
  • Escolha da data tão esperada
  • Modelo do vestido perfeito para a noiva
  • Mais lindo terno para o noivo
  • Aquela maquiagem especial
  • Penteado do cabelo
  • Enfim, essa lista é imensa… mas o foco aqui é na escolha da: Aliança!

A escolha da aliança é muito importante nesse momento, pois será uma joia usada todos os dias da vida do casal, por isso devemos sim ter cuidados especiais para a escolha dela.


Modelos de Alianças de Casamento

As alianças de casamento mais usadas pelos casais no mundo todo são as alianças feitas de ouro amarelo, essas são as alianças tradicionais, normalmente são de tamanho médio, nem largas e nem finas. Os casais que usam as alianças desse tipo são casais tradicionais e que consideram muito importante a cor do ouro na aliança.

Não somente o ouro amarelo é usado, o ouro rosé e o ouro branco estão sendo muito queridos pelos casais hoje em dia, aos poucos estão se tornando desejados pelas noivas e devido suas formas e cores se tornam diferentes do que conhecemos sobre a aliança de ouro tradicional.

As noivas mais delicadas e apaixonadas, adoram uma aliança com alguma pedraria, mesmo que seja discreta, um diamante, zircônia, cristal ou esmeraldas quando estão presentes na joia é muito sofisticado.

Algumas alianças de casamento de ouro com feixes de brilhantes são lindas e modernas, mas deve-se ter muito cuidado para não ser danificada no uso do dia a dia.

Existem alianças de casamento de ouro amarelo mas que na sua composição tem aço cirúrgico ajudando a evitar a alergia em algumas pessoas que têm algum tipo de sensibilidade com esses materiais das joias.

Você já deve ter visto diversos tamanhos e formatos de alianças e poderá ficar em dúvida quando for escolher a perfeita para você, por isso deixo aqui uma dica:

Se seu dedo é fino experimente provar uma aliança de largura grossa arredondadas, e se seu dedo for mais grosso opte pelas alianças finas, não precisa ser aquelas alianças fininhas que estão entrando na moda, pode ser as tradicionais não tão arredondadas.

Se estiver pensando na aliança masculina, saiba que as alianças masculinas podem ser sim diferentes das femininas, normalmente são mais simples, mas nada impede de ser chamativa e grande ou minimalista e fina, cada pessoa tem um gosto e uma personalidade.

 




Aliança de Ouro com Diamantação

O modelo abaixo vai te inspirar se você procura ouro amarelo com detalhe moderno. O acabamento diamantado no aro é super lindo!

duas alianças de ouro com detalhes brilhantes
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Alianças de Ouro Finas

Além das alianças finas serem a escolha de muitos casais apaixonados, elas podem ser de ouro branco ou ouro rosé!

uma aliança de ouro branco fininha e uma aliança de ouro rose fininha
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Alianças de Ouro com Coração

As noivas super apaixonadas e meigas podem amar um detalhe de coração na sua aliança de ouro amarelo!

duas alianças de ouro com detalhe de coração
Imagem ilustrativa – Fonte: Alianças Rainha Virtual

 

Alianças Grossas com Brilhantes

Muitos casais adoram joias chamativas e grandes. Se seu caso é este, que tal escolher um par de alianças com detalhe de brilhantes no aro?

mão feminina usando uma aliança de ouro com detalhes em diamantes uma aliança de ouro masculina ao lado
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

ARTIGO SUGERIDO:

 50 modelos de Alianças de Ouro Dourado


 




Aparador de Alianças

Você sabe o que é um aparador de alianças?

  • É um anel super charmoso usado junto com a aliança.

Mas pode ser usado como anel sozinho no dedo também. Não é muito comum, mas pode! Ele foi criado para ficar juntinho da sua aliança!

Existem inúmeros modelos que deixam ainda mais delicado e bonito o dedo feminino que estiver usando. O aparador é indicado e utilizado pelas mulheres, e pode ser usado junto com a aliança de casamento. Se você ouvir que o aparador serve para segurar a aliança, é verdade, além de aparar a aliança, deixa mais interessante visualmente quem estiver usando.

Os aparadores de prata ficam perfeitos com alianças de namoro!

O aparador normalmente é de formato diferente da aliança, mas não é uma regra absoluta! Para ter harmonia veja algumas dicas:

  • Se sua aliança de casamento é de ouro amarelo liso, então o aparador pode ser de bolinhas ou com pedrarias.
  • Se sua aliança de namoro é de prata lisa então seu aparador pode ser com zircônias na parte de cima do aro. São diversas possibilidades!
aparador de alianças fininho de ouro com pedrarias na parte de cima
Imagem ilustrativa – Fonte: Aubra Joias

 

Artigo sugerido para você ler mais tarde: Aparador de Alianças


você sabiaSegundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia é relacionada à riqueza, à fecundidade, ao calor, ao amor e ao dom.

Por esses e muitos outros motivos o ouro é um símbolo extremamente relevante no casamento, não podemos negar que o ouro na aliança tem uma história muito antiga e com muitos significados bonitos para um acontecimento tão marcante na vida dos noivos.


 

Alianças Discretas, Intermediárias e Grossas

Separei aqui algumas informações sobre a largura das alianças para que você possa analisar se deseja ter uma aliança maior ou menor, confira:

Largura das alianças:

  • As alianças discretas tem de 2 mm a 4.5 mm.
  • As alianças intermediárias tem de 5 mm a 6.5 mm.
  • As alianças grossas tem de 7 mm a 9 mm.

Esses são alguns exemplos mais usados e encontrados em joalherias, basta experimentar para saber qual ficará mais linda em sua mão.

Dica: Se seus dedos são mais grossos prove as alianças finas, se seu dedo é fininho escolha uma aliança abulada mais grossa!

largura das alianças de ouro
Imagem Ilustrativa – Fonte: Altar Alianças

A Aliança de Casamento pode ser Personalizada?

O casamento é visto como uma ocasião muito séria, com costumes e tradições clássicas no mundo todo, tendo como uma das mais antigas tradições o uso das alianças de ouro arredondadas de largura intermediária.

Não podemos deixar de levar em consideração que as joias, assim como o mundo todo, evoluiu, por isso nada impede que a aliança que você irá receber e dar neste dia seja diferente da conhecida tradicionalmente, mas lembre-se deve ser uma aliança realmente bonita para que você não se frustre depois.

Às vezes as pessoas pensam que irão gostar de algo mais chamativo ou diferente, mas não devemos esquecer que existem anéis de inúmeros jeitos, tamanhos e estilos para serem usados que poderão complementar a beleza de sua mão, não sendo necessário a aliança ser diferente pois ela será usada todos os dias, assim quando quiser chamar mais atenção na sua mão poderá usar anéis diferentes destacando ainda mais sua linda aliança.

Agora, se mesmo assim você deseja usar uma aliança personalizada, confira algumas ideias de alianças criativas e modernas que você poderá optar se quiser sair do tradicional.

Dica: você poderá encomendar sua aliança em uma loja especializada em desenvolver anéis e alianças, assim você terá a aliança que você escolheu com todos os detalhes desejados como:

  • Alianças com relevo
  • Foscas
  • Na cor preta
  • Com detalhes de símbolos
  • Com pedrarias maiores ou discretas
  • Com desenho
  • Com o aro trançado
alianças de ouro personalizadas
Imagem Ilustrativa – Fonte: Mundial Joalheria

 

OBS: não é somente em lojas especializadas que você encontrará as alianças diferentes, criativas e personalizadas, em muitas joalherias você encontrará variedades de modelos e formatos, pesquise bastante antes de decidir pela aliança que estará com você todos os dias.


 

Aliança Diferente e Moderna

Para você que ama viajar, é aventureira(o) desde sempre e para sempre, olha essa aliança com o símbolo do mapa mundi como detalhe da sua joia, acredito que se você busca algo realmente diferente vai adorar esse estilo!

par de alianças de ouro que juntas formam o mapa mundi
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

Leia mais tarde e se surpreenda: Mais de 100 modelos de alianças diferentes


 




Pedidos de Casamento

Se seu objetivo além da escolha da aliança é preparar um pedido de casamento inesquecível, eu trouxe aqui alguns exemplos de pedidos de casamento lindos, confira:

 

Pedido de casamento Aventureiro

O que acha de fazer um pedido pulando de paraquedas?

Sim, algumas pessoas já surpreenderam a pessoa amada fazendo o pedido dessa forma, fica muito radical e emocionante.

pedido de casamento paraquedas
Imagem Ilustrativa – Fonte: Altar Alianças

 

Pedido de Casamento Em Show

Se o casal gosta de ir a shows de seus artistas preferido, o que acha de procurar a produção e pedir ajuda para que esse pedido tenha uma ajuda mais que emocionante?

pedido de casamento em show
Imagem Ilustrativa – Fonte: Radio Taquara

 




Pedido de casamento inspirado em Filmes e Séries

Que tal se inspirar em pedidos de casamento feitos em filmes e em séries? Você vai encontrar muitos filmes românticos que trazem ideias para esse momento único e muitos momentos incríveis em séries lindas. Pesquise muito e deixe seu amor ainda mais feliz!

pedido de casamento em serie e filme
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Pedido de Casamento Engraçado

Se o casal é um casal alto astral, fazem muitas piadas, gostam muito do humor, o que acha de ir a um evento de stand up, por exemplo, e combinar com a produção para que o apresentador faça um comentário que possa encaixar seu pedido, seria engraçado e emocionante.

pedido de casamento em show de standup
Imagem Ilustrativa – Fonte: Fábio Rabin

 

Pedido de Casamento com Foto

E se quando o casal for tirar uma foto em um local lindo, pedir para alguém tirar a foto somente dos dois, assim a pessoa amada pode se ajoelhar e tirar do bolso a aliança e fazer o pedido?

Ideia tradicional, mas muito linda!

pedido de casamento casal tirando foto em lugar lindo
Imagem Ilustrativa – Fonte: Reisman

 




Pedido de Casamento na festa de Casamento de Outra Pessoa

Uma forma muito emocionante é pedir a pessoa amada em casamento no casamento de outra pessoa próxima, da amiga, da irmã ou de alguém da família que não se importe com a sua atitude, você pode combinar com a noiva que na hora do buquê ao invés de jogar o buquê a noiva recém casada entregue o buquê para a pessoa que vai ser pedida em casamento.

pedido de casamento no casamento da amiga
Imagem Ilustrativa – Fonte: Fatos Desconhecidos

 

Pedido de casamento com Flores

A pessoa que você ama, é apaixonada por flores?  Que tal encontrar um parque ou praça com muitas flores lindas, ou até mesmo encher um local íntimo com muitas flores e esconder a aliança em um buquê de rosas para que a pessoa encontre e se emocione muito?

pedido de casamento com flores em jardim
Imagem Ilustrativa – Fonte: Valdeonalmeida

 

Pedido de Casamento nas Férias

Se você está pensando em fazer o pedido nas férias do casal, o que acha de ir para um local que seja frio ou tenha neve? Nada mais lindo que uma cabana no inverno. Imagine um pedido de casamento ao lado de uma lareira tomando um bom vinho, parecendo até cena de filme? Outra opção maravilhosa para aproveitar as férias, descansar e ainda fechar com chave de ouro é ir para um Chalé Romântico e preparar a surpresa para seu amor!

pedido de casamento em chalé
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pousadas Top Brasil

 

Pedido de Casamento no Cinema

Se os dois adoram filmes e cinema, o que acha de combinar com amigos e família, e com os responsáveis pelo cinema para passar o pedido de casamento no telão? Que incrível não é mesmo?

pedido de casamento no cinema
Imagem Ilustrativa – Fonte: Poésie

 

Mais ideias:

homem ajoelhado na frente de uma mulher fazendo pedido de casamento ao lado de um rio numa cabana com luzes e flores
Imagem ilustrativa – Fonte: Universo das Noivas
homem fazendo pedido de casamento para mulher no meio de girassóis, mulher com a mão no rosto chorando de felicidade, aliança em cima de uma flor
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest/eNoivado
homem e mulher sentados dentro de um barco no rio com luzes e pétalas de rosas
Imagem ilustrativa – Fonte: O Globo

Vá além e conheça: 100 ideias de Pedidos de Casamento

 





Dúvidas e Curiosidades

Você pode ter essas dúvidas também:

 

Preciso ficar de joelhos quando eu fizer o pedido para meu amor?

Pode parecer muito tradicional e fora de moda, mas sem dúvidas quando a pessoa se ajoelha na hora do pedido significa respeito e muito amor, que não deve ser deixado de lado nesse momento onde tudo é muito importante.

Seja romântico(a) e não esqueça de se ajoelhar e entregar a aliança de noivado (ou aliança de casamento) para a pessoa que você ama.

ajoelhar para fazer pedido de casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Celebre Eventos

 

Existe diferença entre aliança de noivado e aliança de casamento?

Sim, a aliança de noivado é uma joia entregue no momento do pedido que a pessoa está fazendo para a pessoa amada e é diferente no formato, cores e modelos, o mais conhecido é com uma pedra de brilhantes na parte de cima do aro. Normalmente ela é um anel solitário.

A aliança de casamento é entregue no dia da cerimônia e tem material e coloração diferente, a mais comum é de ouro e sem tantos detalhes como o anel de noivado.

Se você estiver se perguntando: “porque tenho que dar ou receber 2 anéis, um no pedido e outro no dia do casamento?” Bom se você é mulher deve saber que muitas sonham com o pedido de casamento e sonham com o anel de noivado e com a aliança de casamento, e se você é homem, saiba que esses são momentos únicos, vale a pena apostar nessas joias tão lindas e inesquecíveis, até as pessoas mais modernas lembram das tradições sobre a aliança quando o assunto é amor, casamento, noivado, namoro.

Mas se realmente a pessoa não gosta de joias não tem porque tentar agradá-la com o ouro mais caro que existe, talvez ela prefira outro tipo de demonstração de amor!

aliança de noivado e de casamento
Imagem Ilustrativa – Fonte: Rosê Alianças

 

Em qual dedo usar a aliança ou o anel de casamento?

Se o pedido for feito com as alianças do casamento, elas serão usadas até a data da cerimônia na mão direita no dedo anelar e depois na mão esquerda.

Se o pedido for feito com anel de noivado esse anel será usado no dedo anelar da mão esquerda até o dia da cerimônia, a noiva poderá usar os dois (o anel de noivado e a aliança de casamento) juntos se desejar.

O noivo poderá usar uma aliança de noivado se o pedido for feito pelo seu amor, mas tradicionalmente quem usa a aliança e anel de noivado é a noiva.

aliança na mãe esquerda
Imagem Ilustrativa – Fonte: Prata Fina

 

Preciso pedir permissão aos pais da noiva(o)?

Não é regra, mas pedir a bênção dos pais da noiva(o) antes do pedido de casamento demonstra respeito e carinho, não há nada melhor que estar bem com a família da sua parceira(o) antes e depois de começarem a vida a dois, unir as famílias é estar em um ambiente familiar e de cumplicidade.

 




A mulher pode fazer o pedido de casamento?

Quando o assunto é casamento conhecemos tradições muito bem definidas e até hoje a discussão sobre ser responsabilidade do homem fazer o pedido é um assunto delicado, pois os homens ainda acham que são os responsáveis por esse momento, em pesquisas realizadas é comprovado essa afirmação.

Mas, como tudo está evoluindo, alguns casais modernos adoram compartilhar tudo, então a noiva fazer o pedido poderá ser bem interessante se seu amor achar bonita e corajosa essa atitude.

mulher faz pedido de casamento ao namorado
Imagem Ilustrativa – Fonte: Reisman

 

Quero uma aliança de casamento confortável, e agora?

Se você deseja uma aliança de casamento confortável, experimente os modelos das alianças anatômicas, elas tem o aro levemente curvado se ajustando melhor ao dedo, deixando assim a joia com uma usabilidade melhor e ela não perde a beleza, muitas são até mais lindas quando tem esse detalhe.

aliança de ouro anatômica
Imagem Ilustrativa – Fonte: Empório das Alianças

 

Dama de honra!

A dama de honra pode entregar as alianças de casamento dos noivos na hora da cerimônia, mas você sabe de onde veio essa tradição? 

Desde a Idade Média as damas de honra eram da mesma idade da noiva e se vestiam parecidas com a noiva, essa tradição tinha o objetivo de confundir os espíritos maus para que a noiva não tivesse má sorte em seu casamento.

Não é mais assim que acontece, na verdade estar vestida parecida com a noiva não é nada legal, pois o dia do casamento é um momento muito especial para os noivos, nada mais justo que deixar eles brilharem.

Nos Estados Unidos, as Damas de Honra são mulheres adultas e são elas que cuidam do chá de panela e de vários preparativos para ajudar a noiva nesse momento tão especial, algumas pessoas aqui no Brasil já estão aderindo essa ideia a algum tempo.

A tradição bastante comum em nosso país é que as damas de honra sejam crianças, algumas são daminhas (meninas) e pajem (menino).

As crianças têm um significado muito leve para o casamento, podem simbolizam os anjos, com sua pureza e bondade. No momento da cerimônia a aliança de casamento será entregue pelo casal um ao outro isso demonstra responsabilidade, forte compromisso e lealdade até a morte, assim a prioridade passa a ser a vida compartilhada entre os dois.

Normalmente a fala dos noivos é: “receba essa aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

daminha de honra
Imagem Ilustrativa – Fonte: Organize Casamentos

 


você sabia

  • Uma liga com 100% de ouro  é uma liga de 24K (vinte e quatro quilates).
  • O ouro 18 quilates é uma liga que de 24 partes, 18 são de ouro e 6 partes são de outros metais. Também chamado de ouro 750, por se tratar de uma liga de 75% de pureza. Você irá ouvir que as alianças de casamento são de ouro 18 quilates, agora já sabe o que significa esse termo.
  • O ouro branco, também chamado de ouro cinza, é composto por 75% de ouro, associado a prata, ao cobre e algumas vezes ao metal paládio. Possui uma tonalidade branca, pois é recoberto por uma camada fina de ródio, associada ao diamante.
  • O ouro rosé é composto por 75% de ouro, 20% de cobre e 5% de prata.

 

 Todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.


ARTIGO RECOMENDADO:

 Alianças de Ouro Branco


 

Gravações na Aliança de Casamento Pode?

Se você vai casar, imagino que namorou e teve uma aliança de namoro onde estavam gravados os nomes do casal e a data do pedido do namoro (tradicionalmente é feito isso), então se você gostou e deseja ter o nome do seu amor e a data do seu casamento gravado na sua joia na parte interior da aliança, não vejo mal algum, o que não é indicado é escrever o nome por fora (parte externa), não é elegante.

gravação nas alianças de ouro
Imagem Ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Ideias de fotos com a Aliança de Casamento

Está pensando em fazer um book de fotos antes ou depois do casamento?

O que acha de tirar algumas fotos com a aliança, confira alguns exemplos e se inspire:

 




Foto do casal e Anel de Noivado

mulher com vestido de noiva e homem com terno se beijando e uma aliança focada nos dois
Imagem ilustrativa – Fonte: Internoivas

 

Foto do Casal na Praia e Alianças na Areia

casal em pé na areia da praia se beijando e duas alianças formando infinito focando o casal
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 

Foto das Alianças nos Dedos do Casal

duas alianças no dedos polegares dos noivos, um desenho de carinhas felizes nos dedos e os noivos desfocados atrás
Imagem ilustrativa – Fonte: Mega Cidade

 

Foto das Alianças do Casal na Palma da Mão

homem segurando a mão da mulher e a mulher segurando o par de alianças
Imagem ilustrativa – Fonte: Pinterest

 




Como Posso cuidar da Minha Aliança?

Se sua aliança de casamento é de ouro amarelo e de formato tradicional tenha muito cuidado para não causar arranhões e riscos e não estragar sua coloração.

Procure fazer polimentos com a flanela mágica. Evite usá-la quando estiver em contato com produtos químicos. Treinar na academia e tomar banho com ela facilita o desgaste.

Se sua aliança tem pedrarias, é de ouro rosé ou branco, tem detalhes diferentes, você deverá cuidar ainda mais dela pois são peças delicadas.

ATENÇÃO: Se você usa ou irá usar o aparador junto com sua aliança tenha muito cuidado para que a pedraria do aparador não seja danificada pois fica mais exposta que a aliança.

Veja também: Como cuidar da aliança


Dica: Se você trabalha e não pode usar aliança na sua função, que tal usar sempre um colar e colocar a aliança nele enquanto estiver trabalhando? Ou Pode prender com um alfinete por dentro da roupa!

 


Conclusão

O casamento é um passo muito importante na vida do casal. Não precisa se apavorar, estou aqui para compartilhar com você algumas coisas que possam te ajudar nesse maravilhoso momento.

Você ficou com alguma dúvida? Entre em contato que terei o prazer em te ajudar no que precisar.

Acesse os outros conteúdos sobre casamento que preparei para você, com certeza você vai adorar além de ficar bem informada(o) sobre o assunto.

Até Breve!

veja mais




Write A Comment